Scania 111s - Projeto incrível
Origem do Scania 111S
Há quase 50 anos figurando as estradas brasileiras está o Scania 111S. Sua primeira unidade saiu da linha de produção em 1975. Sua comercialização no Brasil data de 1976, como sucessor da linha L110. O famoso Jacaré ganhou rapidamente o coração dos condutores e as estradas do país.
A linha 111 da Scania permaneceu sendo comercializada por seis anos, até 1981. A partir daí as o lançamento do T 112 tomou o seu lugar. Mas, como era de se esperar, ainda hoje o Scania 111S é encontrado por aí. Além de ser um clássico das estradas, é também um exemplar resistente de transpor de inumeráveis tipos de cargas.
Além da versão 111S, essa mesma família foi comercializada em outras versões. Foram comercializados, na mesma época e vertente, os modelos, L (4×2), LS (6×2) e LT (6×4). Por causa de sua robustez, resistência e economia, tornaram-se caminhões consagrados no mundo logístico. Espacialmente o 111S, embora apresente funcionalidades e importantes evoluções, conta com uma mecânica simplificada que permite que seus modelos ainda sejam conservados atualmente.
Embora seja a parte crucial, seu funcionamento e evolução não foram as únicas características que marcaram história. Como diferencial, à época da introdução do Scania 111S, protagonizava a indústria a cor laranja. Tratou-se de um diferencial ousado e importante. Essa utilização marcou a estrada com a presença imponente dos caminhões, inclusive com os da Scania.
info: EconomicaTelemetria
Ficha técnica Scania 111s:
Motor: DS11 6cilindros diesel
Potência: 296 cavalos
Torque: 111 mkgf
Caixa: 6 velocidades